terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reflexão sobre o Uso do Processador (Editor) de Texto e do Blog

Unidade 01 – Atividade 03 – Individual
Laboratório na escola: é utilizado com os alunos?


         O perfil da escola onde trabalho é um pouco diferenciado, pois oferece
Educação de Jovens e Adultos – EJA, cuja clientela, em sua maioria não tem acesso à tecnologia da informática por vários motivos, ou, ainda, quando a usa, não o faz com segurança e preparo.
         Com os programas de inclusão digital que vêm surgindo e a preocupação do Governo em equipar as escolas com as ferramentas necessárias, muitos alunos já vem demonstrando interesse em usar o computador na escola. Antes de  acontecer a instalação do laboratório de informática na biblioteca da escola, era mais difícil levá-los para a frente de um computador, pois eram poucos aparelhos e em salas menores, onde o professor não conseguia reunir um grupo maior de alunos interessados em aprender . Os que já traziam algum conhecimento de fora da escola preferiam usar o computador na própria casa, tentando realizar suas atividades, as quais, quase sempre, não atendiam os objetivos propostos, pois lhes faltavam “o saber fazer”, pois não havia a intermediação do professor Agora, após a instalação dos laboratórios e a divulgação e movimentação desse espaço pelos professores de biblioteca, a situação está mudando. Temos observado professores de algumas disciplinas trabalhando com os alunos, desenvolvendo conteúdos com o suporte das ferramentas oferecidas pelo computador.
         Assim que se divulgou o curso de digitação para os alunos, na biblioteca, o número de cursistas inscritos aumenta semanalmente.
         Os alunos do curso de redação (projeto da biblioteca) têm pesquisado assuntos da atualidade para se prepararem para a produção dos seus textos. Eles pesquisam por assunto, escolhem os textos e as informações que mais lhes interessam, lêem-nos, discutem-nos durantes as aulas de redação e depois produzem os próprios textos.
O professor de matemática orienta os seus alunos em alguns conteúdos da disciplina, como por exemplo, elaborar gráficos de dados da realidade cotidiana na qual estão inseridos.
Ainda não consta da nossa grade a disciplina de informática.


Miracy Real 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM-VINDO!CONTRIBUA COM O SEU COMENTÁRIO!OBRIGADA.