sábado, 3 de dezembro de 2011

MUDAR FAZ PARTE DA VIDA...

Mudar faz parte da vida
Miracy Real

À medida que faço minhas leituras, gosto de anotar frases que me parecem consistentes convites à reflexão. Existem muitas revistas que nos dão de presente, entre uma leitura e outra, verdadeiras páginas de conhecimento, informação ou mesmo de beleza artística. Dou como exemplo uma página da revista Veja intitulada Inspiração. Não me lembro em qual número do exemplar; só sei que lá estava a página, e nela, bem de acordo para ser aproveitada em um texto de início de ano, a seguinte frase: “Todas as coisas mudam, nada se extingue, tudo segue em frente.” (Ovídio, poeta romano; 43 a.C. a 17 d.C.)
Sim, mudar faz parte da vida, e não há dúvida de que devemos seguir em frente, sempre, recebendo e/ou aperfeiçoando o legado dos antigos, juntando-os aos haveres modernos, pois é de um e outro que se constroem os legados das futuras gerações. E assim caminha a Humanidade...
Sempre fui uma cidadã e educadora otimistas, trago comigo a esperança de que o ser humano, sendo dualidade do bem e do mal, deve ser trabalhado, educado, conscientizado e humanizado para que possa sempre fluir e permanecer à tona o seu lado bom. Tenho trabalhado no mais profundo do meu coração para não perder as alegrias que sempre encheram minha vida em tantos anos de profissão; tenho procurado não perder a minha motivação interior diante de tanto desatino mostrado diariamente na televisão, sem falar ao que assistimos no seio familiar, nas ruas, o que se ouve contar por aí, com relação a atitudes das pessoas em geral e, em particular, ultimamente, dos jovens. Quero fervorosamente acreditar e lançar meu apelo: Educar é o caminho para que a vida possa ser valorizada e respeitada, para que se alcance o seu verdadeiro sentido, para que a mudança aconteça positivamente.
Com tal crença, outras duas frases me levam, neste momento em que escrevo, a reafirmar como é importante o conhecimento e a educação. A primeira, do pensador Samuel Johnson (1709-1784): “Se um homem não trava novos conhecimentos ao longo da vida, vai em breve se sentir abandonado.” A segunda, do filósofo, teólogo e médico Albert Schweitzer (1875-1965): “Quando um homem aprender a respeitar qualquer ser, animal ou planta, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” Penso, então, na importância do nosso corpo e a na relação responsável que devemos ter com ele, vez que estamos privilegiadamente inseridos neste planeta azul, imenso, diversificado e vulnerável às nossas ações: é a relação pessoa-pessoa, pessoa-mundo, pessoa-casa que deve ser levada em conta enquanto aqui vamos vivendo. É premente a necessidade dos educadores (ou seja, todos os que têm algum jovem ou criança sob seus cuidados educativos), estarem atentos ao que estão fazendo com eles e por eles, a fim de torná-los mais conscientes, mais participativos, menos indiferentes e menos inconseqüentes.
            Numa época em que grassa a violência pelo mundo; em que famílias se desintegram facilmente; em que o possuir/ter está subjugando o ser, o saber, o conhecer, registro aqui o meu alerta aos pais, professores, governantes, enfim, a quem possa engrossar a fileira dos que ainda acreditam ser possível encontrar explicação e ação claras e concisas para os males antiéticos, anti-sociais e anti-humanos que estão nos consumindo e nos deformando rapidamente... Acreditem que os verbos educar, aprender, ensinar, conhecer, respeitar e amar (e suas intrínsecas ações) têm o tamanho da vida. E a vida segue. E o homem é a vida. E a vida são mudanças que devem privilegiar o bem. E a vida deve ser celebrada sempre! Em  2009...2010...2011...2012...
Feliz 2012 cheio de VIDA para todos! Educar continuamente! Acreditar sempre! Colocar o dedo magicamente nas feridas para curá-las! Promover a mudança para melhor! 
 

Um comentário:

BEM-VINDO!CONTRIBUA COM O SEU COMENTÁRIO!OBRIGADA.